POLÍTICA DE PRIVACIDADE – AFFEGO

Versão 2.0

I. Introdução e Propósito

A presente Política de Privacidade de Dados tem a finalidade de explicar, orientar e incentivar todos os envolvidos com a Associação dos Funcionários do Fisco de Goiás (AFFEGO) a adotarem e a praticarem, comportamentos e atitudes guiados pelos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº. 13.709/2018 (conhecida no mercado como "LGPD").

Esta Política estabelece as orientações gerais para dentro do ambiente corporativo da AFFEGO, incluindo todos os seus departamentos.

Na execução de suas operações, a AFFEGO coleta, manuseia e armazena dados de pessoas físicas ("Dados Pessoais"), bem como dados de saúde, dados por biometria e dados que, se não forem devidamente tratados, criam risco de discriminação ("Dados Sensíveis").

Em suma, o propósito desta Política é:

  • promover a conscientização em toda a AFFEGO e suas divisões em relação à proteção de Dados Pessoais e questões de privacidade;
  • manter a AFFEGO em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis à Proteção de Dados Pessoais no Brasil;
  • proteger os direitos dos colaboradores, associados, beneficiários, fornecedores, prestadores de serviços da área da saúde, coirmãs e parceiros contra os riscos de violações de Dados Pessoais; e
  • ser transparente com relação aos procedimentos no Tratamento de Dados Pessoais, fortalecendo a cultura de confiança entre todas as partes indicadas acima.

II. Abrangência

A política deve ser conhecida e respeitada por todos os colaboradores da AFFEGO, rede credenciada e prestadores de serviço, parceiros, coirmãs participantes da FEBRAFITE (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais) e fornecedores que tenham acesso a quaisquer Dados Pessoais tratados pela AFFEGO ou em seu nome.

III. Referências

IV. Atribuições e Responsabilidades

A Diretoria Executiva é responsável por aprovar esta Política e suas futuras alterações; além de se responsabilizar pelo uso adequado dos Dados Pessoais na AFFEGO.

Caberá ao Encarregado a supervisão da aplicabilidade desta Política.

V. Definições

VI. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - "LGPD"

A LGPD foi promulgada em 2018 com o objetivo de trazer ao ordenamento jurídico brasileiro um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e os princípios fundamentais de cidadãos. Neste sentido, a LGPD traz uma série de ações relacionadas à forma do tratamento dos dados pessoais, bem como uma obrigação por parte das pessoas físicas e jurídicas em proteger os Dados Pessoais e prevenir o mau uso.

Em suma: a proteção aos dados pessoas é necessária para garantir maior segurança jurídica, respeitabilidade aos direitos constitucionais fundamentais e credibilidade junto aos associados e titulares dos dados.

Por este motivo, a AFFEGO conta com a colaboração de todos para atender essa legislação tão importante para o país!

VII. Princípios da LGPD

A AFFEGO cumprirá com os seguintes princípios de proteção de dados pessoais quando do tratamento de dados pessoais, conforme estabelecidos pela LGPD. Portanto, ao exercer a sua função todos as partes que realizam o tratamento de dados pessoais junto à AFFEGO devem verificar se os princípios abaixo indicados estão sendo respeitados:

VIII. Responsabilidades

A responsabilidade pelo correto tratamento dos dados pessoais na AFFEGO é compartilhada entre todos os colaboradores, rede credenciada, prestadores de serviços, parceiros, coirmãs e fornecedores, sendo fundamental a cooperação de todos para que AFFEGO esteja sempre em conformidade com a LGPD, oferecendo segurança a todos os titulares de Dados Pessoais sob seu controle.

IX. Tratamento dos Dados Pessoais por Colaboradores

Qualquer dado pessoal em posse da AFFEGO deve ser armazenado de acordo com as regras estipuladas na Política de Retenção de Documentos da AFFEGO, devendo ser estritamente voltado às finalidades às quais a coleta dos dados se destina, respeitando os princípios desta política e os critérios de compartilhamento e de segurança das informações conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Os documentos e dados pessoais e/ou confidenciais devem ser sempre armazenados no servidor da AFFEGO ou nos sistemas utilizados pela AFFEGO.

O Colaborador está proibido de ter acesso ou armazenar dados pessoais e informações confidenciais de propriedade da AFFEGO fora dos locais de armazenamento estabelecidos pela AFFEGO (servidor, rede local, sistemas e aplicativos utilizados pela AFFEGO).

Isto quer dizer que é proibido:

  • Tirar fotos da tela do computador ou de documentos;
  • Salvar imagens via print screen;
  • Enviar documentos e arquivos para e-mail pessoal ou para terceiros que não tenham finalidades inerentes à sua atividade como colaborador da AFFEGO;
  • Transferir dados pessoais de estações de trabalho para dispositivos de armazenamento externo, como pendrives e discos rígidos externos, salvo se expressamente autorizado pela Diretoria.

O acesso e/ou a utilização indevida de quaisquer dados pessoais processados pela AFFEGO são terminantemente proibidos, sob pena de demissão por justa causa sem prejuízo da responsabilização cível e criminal cabível em âmbito judiciário.

Os dados pessoais devem ser manipulados apenas por pessoas que precisem lidar com eles. Assim, reduzem-se os riscos de vazamento de dados ou uso inadequado da informação gerados por falha humana.

Caso o colaborador receba um documento ou dado pessoal que não esteja ligado às suas funções na AFFEGO, deve descartá-lo imediatamente.

X. Finalidades de Tratamento dos Dados Pessoais

Para garantir que os colaboradores respeitem o princípio da finalidade e o acesso para cumprimento de suas funções, a AFFEGO indica abaixo suas atividades e Dados Pessoais relacionados.

AFFEGO SOCIAL E DEPENDÊNCIAS AFFEGO

AFFEGO SAÚDE

COLABORADORES AFFEGO

XI. Armazenamento

Os colaboradores deverão armazenar os Dados Pessoais da seguinte forma:

Eventuais cópias de dados pessoais somente devem ser feitas em caso de necessidade para cumprimento da finalidade proposta ao tratamento, e todas as cópias feitas devem ser registradas e guardadas digitalmente com os mesmos critérios de segurança.

XII. COOKIES E TECNOLOGIAS SEMELHANTES

Introdução

Em nosso site/app, só usamos cookies se forem necessários para uma aplicação ou serviço que estamos fornecendo e/ou para identificarmos quais são os assuntos de seu interesse. Ao acessar nosso site ou usar nosso aplicativo, você concorda com a utilização de cookies conforme descrito nesta política.

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu dispositivo (computador, tablet, smartphone) quando você visita nosso site. Eles ajudam a melhorar a sua experiência de navegação, permitindo que o dispositivo memorize suas preferências e reconheça seu dispositivo em visitas futuras. Se você optar por não utilizar as vantagens destes cookies, basta desabilitá-los, para que seu processo de navegação não seja rastreado, com exceção dos cookies estritamente necessários.

1. Por que utilizamos cookies?

Utilizamos cookies para diversas finalidades, incluindo:

2. Tipos de cookies que utilizamos

2.1. Camada de Cookie

2.2. Cookies Estritamente Necessários

2.3. Cookies de Desempenho

Cookie do Google Analytics:

2.4. Cookies de Publicidade

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3. Consentimento

Ao acessar nosso site ou aplicativo, você será apresentado a uma camada de cookies que permite que você aceite ou rejeite o uso de cookies. Você pode personalizar suas preferências a qualquer momento, acessando as configurações do seu navegador ou as opções do aplicativo.

4. Como gerenciar cookies

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Para mais informações sobre como gerenciar cookies, consulte a seção de ajuda do seu navegador ou aplicativo.

5. Alterações nesta Política de Cookies

Podemos atualizar esta Política de Cookies periodicamente. Recomendamos que você a revise regularmente para se manter informado sobre como usamos cookies.

6. Contato

Se você tiver alguma dúvida sobre nossa Política de Cookies, entre em contato conosco através do nosso e-mail: encarregado@affego.com.br.

XIII. Critérios de Compartilhamento Interno e Externo

Em relação a terceiros, prestadores de serviços e fornecedores, sempre verifique se há um contrato ou um termo de confidencialidade assinado. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento Jurídico.

XIV. Critérios de Exclusão dos Dados Pessoais

Quando atingida a finalidade do tratamento dos dados pessoais, incluindo tempo de armazenamento por exigências legais, estes deverão ser devidamente eliminados física e eletronicamente, conforme previsto na Política de Retenção de Documentos AFFEGO.

XV. Segurança da Informação

Todos os Colaboradores deverão ter acesso à Política de Segurança da Informação. Em linhas gerais, todo Colaborador deve:

  1. Respeitar a Política de Segurança da Informação da AFFEGO;
  2. Assegurar a confidencialidade dos Dados Pessoais, sua segurança e integridade, conforme as medidas de segurança informadas pelo Encarregado e o Departamento de Tecnologia da Informação;
  3. Garantir a proteção adequada das informações e dos sistemas contra acesso indevido, cópia, leitura, modificação, destruição e divulgação não autorizados, mantendo, sempre que for solicitado ou indicado, a atualização dos sistemas e softwares;
  4. Garantir a realização de backups sempre que for solicitado pelo departamento de Tecnologia da Informação apenas para as finalidades aprovadas pela AFFEGO, estando cientes que estão sujeitos à monitoração, rastreabilidade e auditoria;
  5. Cumprir todos os requisitos e exigências que garantam a continuidade dos negócios e gestão de incidentes de segurança para proteção, detecção, resposta e recuperação contra eventuais ataques cibernéticos, inclusive não acessando redes de internet e/ou Wi-Fi que não sejam autenticadas por senhas criptografadas;
  6. Utilizar senhas seguras no computador, no e-mail, no envio de documentos confidenciais e não compartilhar nenhum dado de acesso aos sistemas e/ou softwares, tendo ciência que logins e senhas são intransferíveis e não podem ser compartilhados;
  7. Não abrir e-mails e/ou sites de origem duvidosa, verificando sempre a procedência e não clicando em links que não sejam autenticados.

XVI. Informações sobre o Encarregado

O Encarregado tem papel importante na governança dos dados, além de interagir com o Poder Público e com os titulares dos dados. A própria LGPD, em seu art. 5º, inciso VIII, define o Encarregado como o profissional indicado pelos agentes de tratamento de dados (Controlador e Operador) para "atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e Autoridade Nacional de Proteção de Dados". Além disso, o Encarregado da AFFEGO tem as seguintes responsabilidades:

A alta administração da AFFEGO compromete-se a garantir a independência do Encarregado na realização de suas funções e o acesso direto às instâncias de decisão para que possam ser tomadas as decisões gerenciais e executivas necessárias com relação a questões que impactem a privacidade e a proteção de dados pessoais sob controle da AFFEGO.

Também serão garantidos ao Encarregado o acesso a todas as informações sobre novas atividades e processos da AFFEGO que tenham potencial de risco relevante à privacidade e proteção de dados pessoais e demais informações relevantes às suas atribuições, independentemente de sua classificação de confidencialidade, desde que observadas as políticas e normas de trabalho aplicáveis para garantir seu sigilo e segurança.

O Encarregado terá um contato próprio para atender aos titulares dos dados ou atender solicitações dentro da AFFEGO.

CONTATO DO ENCARREGADO ("DPO")

Encarregado: Sara Silva Dornelas

E-mail: encarregado@affego.com.br

XVII. Relatório de Impacto

O Encarregado é quem deverá manter o Relatório de Avaliação de Riscos e o Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais ("RIPD"), por meio do qual as medidas necessárias à segurança da informação de dados pessoais poderão ser estruturadas, implementadas e avaliadas, juntamente com a assistência e apoio da Diretoria.

XVIII. Violação e Responsabilização

A violação de informações sigilosas mantidas pela AFFEGO, incluindo os Dados Pessoais sob seu controle, poderá a critério exclusivo da Diretoria, após processo interno de verificação dos fatos, ser motivo para embasar a demissão por justa causa de empregados, ou a rescisão de contrato de prestadores de serviços e fornecedores envolvidos na violação, sem prejuízo das ações de regresso cabíveis judicialmente.

XIX. Direitos dos Colaboradores enquanto Titulares dos Dados

As solicitações de informações relacionadas aos Dados Pessoais dos funcionários seguem as orientações do Aviso de Privacidade disponível no site da AFFEGO, no link https://www.affego.com.br/politica_privacidade.php.

XX. Atualização da Política de Privacidade

A AFFEGO se reserva o direito de atualizar e modificar periodicamente quaisquer de seus documentos jurídicos, incluindo esta Política de Privacidade.

Alterações na Política de Privacidade serão informadas por e-mail aos colaboradores.

Goiânia, 14 de outubro de 2025.

Aprovado por:

Dalvina Alves Cardoso
Presidente
Charles Delfino Branquinho Adorno
Tesoureiro

Ciente:

Sara Silva Domelas
Encarregada DPO (Data Protection Officer)