• Artigos
busque nas notícias
143 notícias
Affego, 53 anos: Moderna, transparente e ativa
A história e operacionalidade do Conselho Administrativo Tributário (CAT)
Ana Carla Abrão nos honra à frente da Sefaz
Aos affegueanos, meu muito obrigado!
21 de setembro, Dia do Auditor Fiscal de Goiás
História de um Fiscal (7)
Da Associação que temos para a Associação que queremos
Não exigir documento fiscal no momento da compra pode trazer dissabores
Minha Vozinha Francisca de Assis M. Machado
Exercício de cidadania
História de um Fiscal (6)
Doutora Cristina: história comovente de persistência
Nem tudo são flores
Parabéns aos servidores públicos de Goiás
Código do Fisco?

Affego, 53 anos: Moderna, transparente e ativa
 
Comemoramos em 24 de junho mais um aniversário da Affego. Agora são 53 anos de história, compromisso e trabalho a serviço dos interesses, do lazer e do bem estar da categoria fiscal de Goiás. Como um segundo lar coletivo de auditores fiscais ativos, aposentados e pensionistas, a Affego se tornou um porto seguro para muitos, um sólido apoio com o qual estas pessoas sempre podem contar. Unidos, construímos uma entidade que é referência pelo apoio irrestrito às demandas e necessidades de seus associados e da categoria, não apenas na capital Goiânia, mas em todo do Estado.

Seja por meio das repúblicas mantidas nas cidades do interior; seja com o Affego-Saúde, nosso mais honroso patrimônio e responsável por cuidar da vida de quase 7 mil beneficiários; seja pelas áreas de lazer em cidades que turísticas como Caldas Novas, Aruanã e Trindade; e até mesmo na luta política, dos bastidores, na qual defendemos arduamente os direitos de nossos sócios e nossa categoria, a Affego é um exemplo de serviço em prol do Fisco, de seus membros e, de modo geral, à sociedade como um todo.
 

A história e operacionalidade do Conselho Administrativo Tributário (CAT)
O Conselho Administrativo Tributário – CAT é um órgão estatal vinculado à Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás e foi instituído para fazer o controle da legalidade do trabalho exercido pela Fiscalização Estadual, na função especifica de lançamento de credito tributário. O  CAT foi criado através da Lei  nº 6.860,00.de 15 de setembro de 1.967 no governo do então Governador OTAVIO LAGE DE SIQUEIRA. Foi Instalado no dia  12 de janeiro de 1.968  em seção solene  de instalação  presidida pelo Dr Randal do Espirito Santo Ferreira.

O CAT teve como principal idealizador o saudoso Empresário  Dr ELIAS BUFAIÇAL à época Presidente da ACIEG e como  fundadores  e conselheiros  eleitos na instalação os Srs  JOSE ANTONIO DIAS TEIXEIRA, ALCIDES ARAUJO ROMÃO, ALDO AZEREDO SOARES, MILTON SOARES DE MENDONÇA, SEBASTIÃO ARAUJO ALMEIDA, JALES GUEDES COELHO,  que participaram daquela inesquecível seção de instalação.

O CAT possui em sua estrutura administrativas muitos órgão e setores de apoio e de assessoria para que possa funcionar bem e cumprir fielmente sua função que é, fundamentalmente o controle da legalidade dos lançamentos do credito tributário feito pela Fazenda Publica.
 
Aos affegueanos, meu muito obrigado!
A categoria fiscal goiana participou com tranquilidade e respeito de mais um processo eleitoral para definir as Diretorias Executivas e os Conselhos de suas duas principais entidades representativas, a Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Affego) e o Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Sindifisco-GO). Apuradas as urnas da votação do último sábado, 29 de novembro, com satisfação recebi a notícia da reeleição da chapa Fisco Forte, da qual sou membro, para permanecer à frente da Diretoria da Affego por mais dois anos (biênio 2015/2016).
 
CLIPPING
• #AmeJonatas, uma campanha pela vida
CLIPPING
• Manchetes dos jornais locais nesta terça-feira
CLIPPING
• Governo quer mudar regras para distribuição do ICMS
CLIPPING
• Frente Estadual de Carreiras Típicas realiza sua primeira reunião
Exercício de cidadania
 
Exigir a nota fiscal é dever do consumidor. É um exercício de cidadania que há muito anda esquecido, fragilizado pelo pensamento de que se os tributos arrecadados não são bem aplicados não existe a obrigação de ser correto com a sua arrecadação.
 
Código do Fisco?
Em pouco mais de duas páginas do Diário Oficial de Goiás, de 11 de outubro, são 49 vetos do governo estadual ao Código de Direitos dos Contribuintes, que agora terá parágrafos e artigos vetados apreciados pela Assembleia.
 
 
AFFEGO - Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás
Rua Henrique Silva, Nº 312, Setor Sul, CEP 74.083-020 - Goiânia (GO) - Fone: 3218-5051