Você está aqui: História da Affego
-
   

A Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás Affego é uma entidade sem fins lucrativos idealizada por Lourival Borges do Nascimento e fundada em 24 de junho de 1962. Na época, os servidores do Fisco estavam desmotivados e não se uniam como classe, o que infundiu em Lourival o desejo de fundar uma entidade que os representasse.

“Eu percebia que faltava alguma coisa para unir e fortalecer a classe! Ainda predominava o prestígio político, quem tinha um pistolão político tinha tudo, quem não tinha, não tinha nada”, pontuava Lourival.

Inicialmente a ideia não foi bem vista pelos funcionários do Fisco. Havia o medo de mudanças e de represálias políticas. Mesmo com toda dificuldade, o idealizador não desistiu e continuou a luta a favor da fundação de uma Associação, até que em 24 de junho de 1962 foi realizada a primeira assembleia da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás. A reunião aconteceu na Rua 26, no lugar em que funcionava o Departamento da Receita Tributária.

Lourival havia enviado convite a todos os colegas do interior do Estado e da Capital e esperava que ao menos uns 500 servidores comparecessem. Compareceram apenas 13 pessoas.

Um dos fiscais presentes questionou se mesmo com tão poucas pessoas, Lourival levaria seus planos adiante, e a resposta veio rápida: ainda que só fossemos três, nós iríamos sair daqui com a Associação fundada com um presidente, um secretário e um tesoureiro.

O discurso sobre a importância, os objetivos e a justificativa para a criação da entidade durou 50 minutos. Ao final, Lourival pediu que quem fosse a favor da fundação ficasse de pé. Levantaram-se todos! “Assim, fundamos a Affego”, contava o saudoso colega.

O idealizador

Lourival Borges do Nascimento nasceu em 29 de fevereiro de 1929, no estado do Piauí. Começou a trabalhar aos 12 anos como alfaiate, profissão que exerceu até seus 21 anos. Mudou-se para Goiânia em 1954 e atuou na área comercial da cidade. Trabalhou ainda como Tesoureiro na Associação Beneficente Trabalhista Brasileira, e foi fundador e presidente da Associação Comercial e Industrial de Mara Rosa-GO - ACIMAR. Em 1958, Lourival ingressou na maçonaria, criou três lojas maçônicas e também lojas Filosóficas.

Fundou a AFFEGO em 24 de junho de 1962 e aposentou-se em julho de 1986. Nunca quis presidir a associação que idealizou. Foi casado por três vezes e teve cinco filhos. Aposentou em julho de 1986 e nuca quis presidir a AFFEGO. O eterno idealizador da Associação faleceu em 30 de maio de 2018.

"Devemos lutar pelo aperfeiçoamento do que se tem, isso é uma constante na vida das pessoas e deve ser da Associação também. Temos que a cada dia estar nos capacitando dentro do desenvolvimento crescente e aperfeiçoando nossas instituições", afirmava Lourival aos colegas.

Se hoje a AFFEGO é uma entidade forte, respeitada em toda sociedade, reconhecida por sua atuação ímpar junto ao Fisco goiano, é porque, há 56 anos, este homem teve a ousadia e a iniciativa de sonhar com uma entidade que oferecesse apoio irrestrito à família fiscal.

Lourival Borges do Nascimento


AFFEGO - Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás
Rua Henrique Silva, Nº 312, Setor Sul, CEP 74.083-020 - Goiânia (GO) - Fone: 3218-5051