Você está aqui: Blog Interno
-
   
Enviado em 03/12/2018 às 09h32min
 
 
• CLIPPING
Cinco dicas para lidar melhor com a rotina

Internet




Dedicar-se à graduação ao mesmo tempo em que estagia não é uma tarefa fácil! Mas, inevitavelmente, quem é estudante e está iniciando a vida profissional precisa encarar o desafio e aprender a conciliar o tempo. Aliás, quem decide seguir essa rotina deve ter uma dose extra de planejamento e organização, pois é necessário aproveitar ao máximo as horas livres, não só para o estudo, mas também para relaxar!

Por mais que algumas pessoas pensem que conciliar as duas tarefas possa prejudicar a qualidade do ensino, a realidade é que essa rotina mais puxada proporciona um aprendizado muito mais dinâmico e aprofundado. Ser disciplinado e aberto a novas experiências ajuda bastante nesses momentos e faz com que os estudantes amadureçam e enfrentem a rotina com mais tranquilidade. Quer saber como? Então #seliga nas dicas que preparamos para você encarar de frente essa etapa tão importante.

Prioridades!

Às vezes a rotina conturbada pode te devorar, principalmente na época das provas ou entrega de trabalhos no estágio, mas não deixe que isso atrapalhe seu cotidiano. Por mais que algumas coisas acabem ficando pra trás, é muito importante que você jamais abra mão de atividades básicas como: se alimentar direito, dormir bem e, não menos importante, tirar um tempo para relaxar. Todas essas situações influenciam diretamente na sua capacidade de aprendizado e deixa-las de lado pode acabar afetando o seu desempenho na faculdade e no estágio!

Estabeleça prioridades para que você não tenha que dormir pouco ou deixar de almoçar para cumprir um trabalho da faculdade, por exemplo. Ocasionalmente, isso pode até acontecer, mas jamais deixe virar um hábito! Se sentir que sua rotina de estágio está te sobrecarregando, converse com seu supervisor e peça para que a intensidade das atividades seja diminuída ou que o prazo de entrega seja um pouco mais flexível.

Mudança de cenário

A mudança é necessária em alguns casos, principalmente para variar a perspectiva e dar uma quebrada na rotina. Por isso, se existe a possibilidade, mude sua mesa de lugar ou combine com seu colega, se permitido, para trocarem seus lugares de trabalho. Aliás, você pode usar a mesma estratégia na faculdade, mudando de carteira ocasionalmente. Uma nova vista pode te ajudar a refrescar a mente e sair da mesmice.

E para te dar um pique extra, que tal apostar numa atividade relaxante? Exercícios físicos regulares ou um esporte que você goste podem te ajudar a ter mais energia para encarar a rotina puxada. Mas se você procura algo mais light, pode apostar num hobby como música, leitura ou pintura nas horas vagas. O importante é dar uma pausa para a mente!

Próxima estação, estudos!

Sabe aquele tempo que você passa dentro do ônibus ou metrô a caminho do estágio ou faculdade? Então, essa pode ser uma boa oportunidade para colocar os estudos em dia e melhor, pode ajudar a diminuir a sensação de “horas” dentro dos transportes públicos.

Agora, pra não gastar todo o seu plano de dados, antes de sair de casa, aproveite o wi-fi para baixar no celular tudo que tiver que estudar, ou, se preferir algo mais simples, tire foto e tenha ao seu alcance sempre. Desta forma, assim que surgir um tempinho, é só pegar o telefone e colocar em dia tudo que foi passado nas aulas. Se preferir, grave as aulas e, ao invés da sua playlist, ouça esses áudios. Prático, não?

Agenda organizada

Para facilitar ainda mais sua rotina, uma boa opção é organizar uma planilha online com os horários de cada atividade para cada dia e assim visualizar melhor os tempos livres para planejar de forma mais clara como utilizá-los. Organize uma grade de horário com as aulas que terá, a duração de cada uma e também não se esqueça de separar tempos livres para dormir um pouco mais, sair com os amigos ou, até mesmo, maratonar uma série. É do tipo que gosta de registrar tudo no papel? Não tem problema! Um quadro de avisos ou uma planilha impressa podem te ajudar a ter esse controle sempre à vista!

Novidades são bem-vindas

Sair da rotina não significa apenas grandes mudanças, as pequenas também valem. Sair para almoçar em um lugar diferente, aproveitar para dar um passeio no intervalo ou até mesmo se relacionar com pessoas diferentes na faculdade pode ser extremamente importante para que você não se sinta tão cansado com a rotina e ainda por cima faça novas amizades.



 
Fonte/Autoria: ciadeestagios.com.br

 
Enviado em 28/11/2018 às 09h51min
 
 
• CLIPPING
A importância de um bom relacionamento interpessoal para o profissional

Internet





Melhorar as habilidades para cultivar boas relações interpessoais é fundamental para o desenvolvimento profissional e pode abrir muitas portas. Veja:
  • Vantagem competitiva de mercado: um profissional com habilidades para lidar com pessoas, trabalhar em equipe, tem mais chances em um processo seletivo ou promoção;
  • Respeito: as pessoas admiram e respeitam as pessoas que são empáticas e sabem se colocar no lugar do outro, que não causam conflitos e são humildes ao reconhecer seus erros e os acertos do outro.
  • Satisfação: trabalhar em um ambiente onde seu trabalho é reconhecido, respeitado, admirado e poder contribuir com a harmonia e desenvolvimento dos que estão a sua volta, traz mais satisfação e motivação.


 
Fonte/Autoria: sbcoaching.com.br

 
Enviado em 23/11/2018 às 09h09min
 
 
• CLIPPING
Invista no seu conhecimento

Internet




O único patrimônio real que você possui: é a sua mente. Ela é o instrumento mais precioso que você verdadeiramente domina. E o mais fascinante, é que cada um escolhe aquilo que põe em mente. 

Por isso preste atenção! Você está entre os 90% da população que prefere comprar aparelhos de televisão, som e vídeo ou está entre os 10% da população que investe no conhecimento, comprando livros, fazendo cursos e se aprimorando? 

Uma pesquisa, muito interessante sobre esse assunto, mostra como se tornar um dos melhores da sua área através da leitura. Se você ler dois livros por mês, lerá 24 livros por ano, 240 livros em dez anos. Qualquer pessoa consegue ler um livro a cada 15 dias. A grande diferença é que a maioria das pessoas lê um livro e pára. Mas se você continuar investindo em si próprio, no seu conhecimento, em um ano estará entre os 20% melhores do seu ramo; em cinco anos estará entre os 10% melhores e em dez anos, estará na elite de apenas 1%. 

Pense nisso!! 

Se uma pessoa investe uma hora por dia do seu tempo com um mesmo assunto, ao final de cinco anos será um especialista. 

Neste mundo tão dinâmico, com tantas mudanças, a diferença está na rapidez com que você aprende. 

Esta habilidade não tem preço.


 
Fonte/Autoria: administradores.com.br

 
Enviado em 20/11/2018 às 09h09min
 
 
• CLIPPING
Como ser um profissional sempre motivado no trabalho

Internet




Essa é uma dúvida que passa pela cabeça da maioria das pessoas que buscam sucesso na carreira.  A motivação gera engajamento nos indivíduos, porém, estudos recentes comprovam que apenas 1 em cada 8 pessoas está engajada no trabalho.

O que isso significa?

Que está faltando autodeterminação nessas pessoas. Autodeterminação é o ato de escolher e decidir por si, e de iniciar ações por vontade própria. Uma pessoa que possui um alto nível de autodeterminação tende a ser, também, uma pessoa intrinsecamente motivada.

A motivação intrínseca é conceitualizada por Deci e Ryan (2002) como a escolha e a decisão de fazer uma atividade pela satisfação inerente que ela oferece, e não por suas possíveis consequências. Pense em algo que você escolhe fazer pelo prazer que isso lhe dá, uma atividade à qual você se entrega porque adora realizá-la – nesse momento, você está intrinsecamente motivado.

Para que a motivação seja constante no ambiente de trabalho, é preciso ter clareza nos objetivos e senso de ownership – que é a sensação de que as atividades lhe pertencem e que, ao realizá-las, isso trará benefícios e ganhos importantes tanto para você como para a empresa.

Você sabia que existe um treinamento de coaching que fornece as ferramentas ideais para acelerar esse processo? É o Positive Coaching, que o levará a obter mais resultados, como líder, executivo, empresário, educador, treinador, profissional de RH, psicólogo, autônomo ou em outra profissão. O importante é que você ampliará uma competência exclusiva do Positive, que é a geração de mais motivação, qualidade de vida, satisfação, felicidade e bem-estar, pessoal ou profissional.



 
Fonte/Autoria: sbcoaching.com.br

 
Enviado em 09/11/2018 às 08h41min
 
 
• CLIPPING
Cuide da sua saúde

Internet




O primeiro responsável por sua saúde é você mesmo


Os  ditados populares fazem parte do nosso dia a dia, muitas vezes repetimos alguns exaustivamente sem saber até mesmo qual é a sua origem, mas poucas vezes paramos para refletir o quanto de sabedoria e verdade existem neles. Um destes ditados que cabe bem nessa matéria é o “melhor prevenir do que remediar”.

Se pararmos para analisar profundamente o que ele quer dizer, prevenir significa entre outras coisas tomar atitudes de forma a evitar, por exemplo, uma doença. Prevenir é uma atitude de amor próprio que traz boas consequências para sua vida e pode evitar arrependimentos, afinal saúde é o nosso bem mais precioso.

Portanto fique atento! Mesmo que você não tenha nenhuma queixa de saúde é importante que pelo menos uma vez ao ano você passe pelo médico para fazer uma avaliação de como está a sua saúde.

Sinta-se responsável por sua saúde

Comece por fazer um balanço da sua vida em termos de saúde e analisar o que pode ser melhorado. De acordo com os médicos, para as doenças cardiovasculares, por exemplo, existem fatores de risco como o genético, que infelizmente ainda não podemos evitar ou mudar, e outros que podem ser evitados ou modificados a nosso favor, como a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, o estresse, a pressão alta, o diabetes e o colesterol alto, e a decisão de mudá-los à seu benefício, e ter uma saúde melhor, ou não fazer nada, e simplesmente deixar as coisas acontecerem está em suas mãos.

Além disso, fazer uma avaliação anual com o médico não é somente importante, mas é fundamental que as pessoas tenham a cultura do autocuidado, que estejam conscientes dos bons conceitos de como cuidar da saúde

Indicadores de Saúde que você deve ficar atento:

IMC – Índice de Massa Corporal (IMC = peso em kg/altura em metros2)

Menor que 18 abaixo do peso
Entre 18 e 25: peso normal
Entre 25 e 30: sobrepeso (alerta)
Maior que 30: obesidade

Glicemia em jejum – quantidade de açúcar no sangue (se a pessoa não estiver em jejum os valores são outros)

De 70 a 99: normal
De 100 a 125: pré-diabetes (alerta)
A partir de 126: diabetes

Hipertensão – fator de risco para doenças cardíacas

Pressão Máxima não deve passar de 13,9 e mínima de 8,9, 14 por 9 por exemplo, já é considerada alta, e em alguns casos especiais estes números são menores.

Circunferência Abdominal

Homem – ideal até 94cm, de 94 a 102cm é sinal de alerta e acima de 102 cm já é obesidade abdominal.
Mulher – ideal até 80cm, de 80 a 88 cm é sinal de alerta e acima de 88 cm já é obesidade abdominal.


 
Fonte/Autoria: globoesporte

 
Enviado em 05/11/2018 às 08h58min
 
 
• CLIPPING
Princípios fundamentais do trabalho em equipe

Internet




Trabalho em equipe significa sinergia, integração, interação e produtividade. Quando diferentes indivíduos unem suas forças, habilidades, talentos e capacidades para produzir algo singular, o resultado final, evidentemente, é algo que dificilmente um único indivíduo poderia produzir. É claro que o trabalho mais introspectivo, individual, tem o seu respectivo valor, mas contribuir como integrante de uma equipe para a criação de um projeto, ou do trabalho de um cliente, pode ser uma experiência tão formidável quanto gratificante. No entanto, ainda que um trabalho em equipe não possa ser considerado difícil, nem todas as pessoas mostram qualificações para tal. Afinal, o que é necessário para realizar um trabalho em equipe prático e eficiente?

Evidentemente, o primeiro passo é respeitar a hierarquia. Fazer apenas aquilo que nos foi solicitado, evitando desnecessária intromissão nas competências alheias. Se existe algum espaço para que possamos contribuir com iniciativas e sugestões, sempre é bom fazer um uso equilibrado do mesmo. Devemos ser objetivos e concisos em qualquer explanação que, por ventura, venhamos a agregar, e não devemos interromper os colegas que também queiram contribuir com suas ideias. Ter exata noção do seu espaço, e não interferir no espaço dos colegas, é fundamental para desenvolver uma saudável dinâmica de grupo. Lembre-se: o resultado final do projeto será uma coleção das melhores ideias de cada indivíduo, e não as ideias ou conceitos de um único integrante da equipe. Portanto, sinta-se à vontade para agregar, mas lembre-se de respeitar as opiniões e contribuições dos seus colegas, mesmo quando são divergentes das suas. Elas são tão importantes quanto.

Mas em quê, exatamente, estarei apto a contribuir?

Normalmente, uma equipe é constituída por diferentes indivíduos, com diferentes competências. Usar suas habilidades da melhor maneira possível é a forma mais eficiente de contribuição. A grande vantagem de um trabalho em equipe é que seus muitos integrantes estarão aptos a contemplar inúmeras soluções para um grande número de problemas, primariamente, porque cada pessoa enxergará o projeto – e não apenas o projeto em si, mas cada uma de suas etapas –, por diferentes perspectivas. Desta maneira, cada um poderá contribuir, da sua maneira, para a execução do trabalho em questão. O que deve ser feito é um encadeamento, uma simbiose, das melhores ideias, para a obtenção do melhor resultado. Tudo, é claro, buscando executar um trabalho de qualidade, capaz de superar as expectativas do cliente.

Como a maioria de nós trabalha com outras pessoas, desenvolver um trabalho conjunto não costuma ser um desafio tão grande assim. Quando cada um dos integrantes sabe o seu lugar no grupo, além da maneira apropriada de executar suas funções, um trabalho em equipe pode tornar-se uma tarefa satisfatória e recompensadora, que agrega valores profissionais em cada um dos envolvidos, nos ensinando a respeitar e a valorizar o trabalho alheio.

Trabalhos em equipe, no entanto, podem ser desgastantes com os indivíduos errados. Em uma equipe, ninguém é melhor do que ninguém. Humildade e modéstia, sem dúvida nenhuma, são qualidades e valores fundamentais para o desenvolvimento de uma boa dinâmica de grupo. Funcionários egocêntricos, individualistas, arrogantes ou prepotentes não raro comprometem a sinergia e o desempenho do que poderia ser uma boa equipe. Se, em virtude de suas competências e qualificações, indivíduos deste calibre vierem a integrar o grupo, é altamente recomendável que o responsável pelo projeto chame a atenção do funcionário em questão para a sua atitude.

Evidentemente, um trabalho em grupo não deve ser destituído da figura do líder, aquele indivíduo que, perante o cliente, é o responsável pelo projeto, sendo também o indivíduo que cobrará resultados individuais de cada integrante, verificando a qualidade do trabalho. É ele que não permitirá que a anarquia se instaure, e ficará cobrando todos, para que não passem do prazo. O líder, no entanto, ainda que, perante o cliente, seja o realizador, ou o idealizador do projeto, não deve nunca reclamar toda a glória do êxito única e exclusivamente para si. Sabiamente, ele irá reconhecer a importância do trabalho de cada integrante da equipe, valorizando as qualidades e competências de cada um dos envolvidos.

Um trabalho em equipe bem desenvolvido nos propicia uma grande sensação de realização. Muito melhor do que trabalhar sozinho, onde não desenvolvemos uma percepção abrangente a respeito da tarefa em questão, ou do nosso desempenho em particular, o trabalho em equipe nos oferece, além de um profundo senso de obrigação e dever, uma projeção de diferentes perspectivas, ao passo que, muito mais do que ensinar, buscamos aprender com os outros. Compreendendo como diferentes profissionais reagem aos mesmos desafios criativos e produtivos que nós, desenvolvemos uma categoria muito pessoal de aprendizado, que, por sua vez, nos instiga a um nível mais profundo e sensível de aprimoramento. Isto, sim, desenvolverá em nós as competências de um profissional maduro, ágil, responsável e comprometido com o sucesso da empresa.



 
Fonte/Autoria: jornaldoempreendedor.com.br

 
Enviado em 23/10/2018 às 10h02min
 
 
• CLIPPING
Cursos de extensão: conheça a importância deles para o seu currículo!

Internet




Em tempos onde as empresas estão cada vez mais exigentes na hora de contratar, os cursos de extensão universitária são uma ótima oportunidade para quem está buscando por qualificação.

Mas você sabe, afinal, o que caracteriza essa modalidade? Quem pode fazer e que instituições podem oferecer esses programas? Se já tinha ouvido falar, tire as suas dúvidas, se não, entenda quais as vantagens de ter uma vida universitária.

O que é curso de extensão?

Os cursos de extensão universitária são, como o próprio nome sugere, atividades voltadas para a ampliação do conhecimento sobre determinada área, visando a aquisição de habilidades ou competências que desenvolvam suas habilidades e conhecimentos.

Como exemplos práticos, podemos mencionar uma atividade artística, o aprimoramento em um idioma com uma finalidade específica, como uma viagem de negócios, ou o aprendizado de uma nova técnica utilizada em seu dia a dia profissional.

Embora sejam ofertados por universidades, é importante ressaltar o seu caráter complementar ao de uma graduação, ou seja, o que você aprende na extensão é algo que vai além do currículo básico.

Quais as vantagens em participar de um curso de extensão?

Depois de entender o que é curso de extensão, chegou a hora de conhecer as vantagens oferecidas por essa modalidade:

O curso pode ser feito a qualquer momento...

A primeira vantagem para quem se matricula em uma atividade de extensão está no fato de que o curso pode ser feito a qualquer momento: simultaneamente à graduação, pós ou então depois da conclusão de qualquer uma destas etapas acadêmicas.

...e em qualquer lugar

Se a extensão for presencial, ela não precisa ser realizada na mesma universidade em que o estudante faz ou fez o ensino superior. Mas também há a possibilidade de optar pela modalidade a distância, na qual é necessário apenas um dispositivo conectado à internet para ter acesso aos conteúdos.

Forte caráter prático

Os cursos de extensão na Tuiuti também se caracterizam por sua curta duração, quando comparados a outras categorias. Por conta disso, as atividades são essencialmente práticas e os custos, reduzidos. Isso sem mencionar a oferta de cursos de extensão gratuitos.

Diferencial no mercado

Ao final do curso de extensão, o participante recebe um certificado. Embora o documento não possua validade acadêmica, tende a ser considerado um importante diferencial por quem está em busca de melhores oportunidades, tendo em vista que os contratantes costumam dar preferência para os profissionais mais qualificados. Atualizar seus conhecimentos é uma maneira de manter seu emprego durante a crise.

Despertar novos interesses

Por último, a passagem por um curso de extensão universitária pode ajudar a despertar novos interesses – transformando-se no incentivo que faltava para uma mudança de planos – ou então a definir os seus próximos passos na carreira. Essa experiência pode fornecer elementos que ajudam o participante a escolher a especialização ou mestrado que pretende cursar.

Depois de ler o post de hoje, você ficou com vontade de participar de um curso de extensão universitária? Compartilhe este post em suas redes sociais para inspirar os seus amigos a adotar uma atitude semelhante.



 
Fonte/Autoria: tuiuti.edu.br

 
 

Seja produtivo: não perca tempo

A Importância de Sair da Rotina

Trabalho em equipe da Affego é destaque na comemoração do Dia da Melhor Idade

Dicas para um bom relacionamento interpessoal

Invista no seu conhecimento e evolua na sua carreira

Motivação para a Vida

9 atitudes para melhorar a saúde e ter mais qualidade de vida


AFFEGO - Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás
Rua Henrique Silva, Nº 312, Setor Sul, CEP 74.083-020 - Goiânia (GO) - Fone: 3218-5051