Você está aqui: Blog Interno
-
   
Enviado em 18/06/2019 às 10h59min
 
 
• COMUNICADO
Expediente da Affego no feriado de Corpus Christi

Internet




Comunicamos a todos que devido ao feriado nacional de Corpus Christi na próxima quinta-feira (20), não haverá expediente na Affego, e sexta-feira (21), estará fechado devido as obras de revitalização que estão ocorrendo no Ambulatório do Affego-Saúde, no térreo do prédio.

O retorno das atividades na associação ocorrerá normalmente na segunda-feira (24).

Desejamos a todos um ótimo feriado!



 
Fonte/Autoria: ASCOM Affego

 
Enviado em 14/06/2019 às 10h57min
 
 
• CLIPPING
O perdão é uma dádiva

Internet




O perdão verdadeiro é um dos sentimentos mais nobres, mas também um dos mais difíceis de sentir. Porque o perdão não pode ser da boca para fora, e nem pode brotar num coração rancoroso, magoado, raivoso.

O perdão verdadeiro só nasce quando o coração está reconciliado, tranquilo e sossegado com o motivo da dor. Há pessoas que passam a vida inteiro remoendo dores do passado, porque nunca foram capazes de perdoar quem as magoou.

Mas saiba que o perdão é libertador, é faz muito mais bem a quem perdoa do que a quem é perdoado. Perdoar-se a si mesmo é uma dádiva. Mas às vezes, pode ser ainda mais difícil perdoar os nossos erros do que os erros dos outros. Ter compaixão pelas nossas fraquezas e atitudes e mais difícil do que ter compaixão pelos outros.

Nós temos a capacidade de sermos o nosso maior carrasco! E, geralmente, é o sentimento de culpa é que nos impede de abrir o nosso coração e perdoar os nossos erros.

Por isso, parar exercer o perdão é preciso se reconciliar com a vida, com as suas experiências, com as suas fraquezas. O perdão é capaz de lhe tirar um peso enorme da alma, e deixá-lo leve para seguir o caminho da paz e da felicidade.


 
Fonte/Autoria: mundodasmensagens.com

 
Enviado em 14/06/2019 às 10h43min
 
 
• CLIPPING
Cinema no final de semana

Internet






 
Fonte/Autoria: O Popular

 
Enviado em 12/06/2019 às 14h53min
 
 
• CLIPPING
O companheirismo e o seu valor

Internet




Como são afortunados aqueles que além de serem rodeados por amizades verdadeiras ainda encontram nelas o companheirismo que é tão importante em nossas vidas.

O companheirismo verdadeiro não só significa estar ao nosso lado incondicionalmente, mas também apontar nossos erros e nos ajudar a não cometê-los novamente.

Um grande companheiro é aquele que se importa com o seu bem e faz questão de providenciar o apoio que precisamos para alcançar nossos objetivos.

Então se você sabe que tem um grande companheiro ou companheira ao seu lado, faça de tudo para manter esta pessoa perto, pois esta qualidade é rara e merece ter todo o seu valor.


 
Fonte/Autoria: mundodasmensagens.com

 
Enviado em 12/06/2019 às 14h29min
 
 
• CLIPPING
Síndrome de Burnout (esgotamento profissional)

Internet




A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Professores e policiais estão entre as classes mais atingidas.

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviços de saúde, entre os problemas relacionados ao emprego e desemprego.

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Sintomas do Burnout - O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como:
  • Ausências no trabalho;
  • Agressividade;
  • Isolamento;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Lapsos de memória;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Pessimismo;
  • Baixa autoestima.
  • Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrointestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.
Diagnóstico de Burnout - O diagnóstico é basicamente clínico e leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.

Tratamento do Burnout - O tratamento da síndrome de burnout inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são altamente recomendados para ajudar a controlar os sintomas.

Recomendações para pacientes com Burnout
  • Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou mesmo tratar a síndrome de burnout;
  • Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;
  • Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental;
  • Avalie também a possibilidade de propor uma nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais;
  • Ouça a opinião de seus familiares, amigos e colegas: Quem tem burnout, muitas vezes não percebe;
  • Não hesite em procurar ajuda profissional. A saúde mental é tão importante quanto a física.
Perguntas frequentes:

Tenho receio de relatar meu estado ao RH e sofrer alguma punição. O que fazer?

A principal recomendação é procurar primeiramente atendimento médico ou psicoterápico. Ao relatar esse temor, o profissional poderá conduzir o caso de forma que você não seja prejudicado.

Portadores de burnout têm direito a licença médica?

Sim. Pela legislação atual, portadores de burnout têm esse direito e, em casos considerados graves, até à aposentadoria por invalidez.

Qual profissional devo procurar?

Um psicoterapeuta ou psiquiatra. Ele pode receitar terapia cognitiva comportamental ou outro tipo de atendimento psicológico. Eventualmente, medicamentos entram em cena, com o uso de antidepressivos.

Existe tratamento no SUS?

O tratamento para problemas relacionados a transtornos mentais é oferecido de forma integral e gratuita por meio SUS. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), responsável pelo primeiro atendimento ao paciente, e o caso será encaminhado aos centros especializados para cada tipo de atendimento.

Quando desconfiar que uma pessoa está passando por problemas de esgotamento profissional?

Geralmente conseguimos notar quando uma pessoa está estressada além da conta no trabalho. Repare se há exagero no uso de estimulantes, como café, refrigerante e cigarro para permanecer alerta. O uso de álcool como forma de relaxamento também pode aumentar, e quem convive com o paciente muitas vezes é capaz de perceber a mudança no consumo.


 
Fonte/Autoria: drauziovarella.uol.com.br

 
Enviado em 07/06/2019 às 12h02min
 
 
Conheça a Capricho Marmitas, restaurante delivery que é um sucesso





Quer variar o cardápio do seu almoço? Então você precisa conhecer a Capricho Marmitas, o restaurante delivery que vai encher o seu prato de sabor! Em junho, o restaurante está com uma promoção imperdível: na compra de uma marmita, você ganha de brinde uma sobremesa e a entrega fica por conta da casa. É isso mesmo que você leu!

Você pode comprar pratos a partir de R$ 15,90 e se quiser marmita para dois é só falar, que a equipe do restaurante capricha na hora de servir o seu prato. Confira o cardápio na imagem acima.

O Capricho Marmitas é um empreendimento da associada Patrícia Magalhães, que é gastrônoma e filha da pensionista Glória Ruth del Castillo Magalhães.

Experimente e não queira saber de outro sabor!



 
Fonte/Autoria: ASCOM Affego

 
Enviado em 31/05/2019 às 11h56min
 
 
• CLIPPING
Empatia

Internet




Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões.

Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.


 
Fonte/Autoria: significados.com.br

 
 

Temporada de festas em junho

Falecimento da mãe do colaborador Paulo Roberto Carvalho Reis

Dica de leitura

Ser solidário é oferecer o coração

Dica de cinema para o fim de semana

Dica de cinema para o fim de semana

Programação da Pecuária 2019 começa nesta sexta-feira em Goiânia


AFFEGO - Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás
Rua Henrique Silva, Nº 312, Setor Sul, CEP 74.083-020 - Goiânia (GO) - Fone: 3218-5051