Você está aqui: Blog da Affego
-
   
Enviado em 18/11/2019 às 16h38min
 
 
• SAÚDE
Saiba como surgiu o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata

Alexandro Lima

O preconceito pode custar uma vida. A prevenção custa 5 minutos.


O mês de novembro é internacionalmente conhecido por uma campanha voltada para ações de cuidado e prevenção ao câncer de próstata e foi escolhido justamente pelo fato de que dia 17 desse mês é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
  
No Brasil, a campanha tomou força em 2008 através do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, pioneiros em abordar assuntos que são de interesse ao homem, como o caso do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e só fica atrás do câncer de pele não-melanoma. Em ambos os sexos ele é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

Por que é importante a prevenção?

Ainda de acordo com o INCA a estimativa de novos casos no Brasil entre 2016/2017 é de mais de 61.000, número um tanto quanto assustador. Isso tudo se deve ao fato do homem evitar ir ao médico por medo de descobrir a doença, que é silenciosa.

Para o Ministério da Saúde os grandes fatores que levam ao homem ter a doença se resume a diversos fatores que vão desde a genética até mesmo o uso de cigarro. Por isso, além de fazer anualmente o exame que verifica a saúde da próstata, recomenda-se uma vida saudável e cultivar bons hábitos.

O Novembro Azul do Affego-Saúde oferece aos beneficiários do plano maiores de 40 anos a oportunidade de realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) sem coparticipação, diretamente no ambulatório situado na sede da Affego. A campanha ocorrerá de 1º a 30 de novembro e as coletas serão feitas das 7h30 às 16 horas. Participe!

O preconceito pode custar uma vida. A prevenção custa 5 minutos.


 
Fonte/Autoria: Alana Sales • ASCOM Affego

 
Enviado em 18/11/2019 às 13h19min
 
 
• CLIPPING
Receita paga hoje as restituições do 6º lote do Imposto de Renda

Internet




A Receita Federal paga hoje (18) as restituições do sexto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

O crédito bancário atende a 1.365.366 contribuintes, totalizando o valor de R$ 2,1 bilhões. Desse total, R$ 207.186.130,72 são destinados a 5.270 idosos acima de 80 anos, 32.641 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.673 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 16.408 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, no serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

O Fisco disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e a situação cadastral no CPF. Com esse aplicativo será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


 
Fonte/Autoria: Agência Brasil - EBC

 
Enviado em 14/11/2019 às 11h05min
 
 
Nota de Falecimento - Pedro Velasco





É com pesar que nos despedimos do nobre associado Pedro Velasco, um dos fundadores da Affego. Seu corpo será velado na empresa Pax Universal das 13h às 17h e o sepultamento em seguida no Cemitério São Miguel na cidade de Rio Verde de Goiás. A Affego presta seus pêsames à família e amigos.


 
Fonte/Autoria: ASCOM

 
Enviado em 13/11/2019 às 14h31min
 
 
• CLIPPING
Educação Fiscal promove visita de estudantes à Economia

Comunicação Setorial - Economia/Go




A Secretaria da Economia recebeu a visita de 33 estudantes do colégio José David Skaf, de Senador Canedo, nesta terça-feira, 12/11. A iniciativa foi da Coordenação de Educação Fiscal, com apoio da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Os alunos dos três anos do ensino médio, matutino e vespertino, foram recepcionados pelo superintendente de Informações Fiscais, Alessandro Alves Ferreira.

Em sua recepção, o superintendente apresentou, em linhas gerais, as principais ações dos departamentos vinculados à Subsecretaria da Receita, com ênfase na ideia de que os recursos arrecadados garantem direitos individuais e sociais previstos na Constituição brasileira. Alguns alunos fizeram questionamentos para o superintendente, demonstrando interesse e conhecimento razoável sobre o tema. A participação dos alunos não surpreendeu a professora Lidiane de Jesus Assis, que ministra, desde o início do ano, a disciplina de Educação Fiscal para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio.

“ A nossa comunidade escolar está cada vez mais envolvida nos debates sobre a qualidade aplicação dos recursos advindos dos impostos no colégio. O serviço de merenda, por exemplo, é compreendido a partir de como a despesa dos colégios se aplica nos diversos itens das refeições”, explica a professora Lidiane.

Após a recepção do superintendente Alessandro, o itinerário de visitas incluiu os seguintes departamentos: Atendimento 0300, Nota Fiscal Goiana, Gerência de Arrecadação e Fiscalização, Ouvidoria, Superintendência de Recuperação de Créditos, Superintendência de Planejamento e Orçamento, e Instituto Mauro Borges. Em todos os setores visitados, os estudantes fizeram perguntas.

Educação Fiscal em casa


A estudante Tainara Fernandes, do 1° ano do Ensino Médio, afirmou que teve impressão especialmente positiva dos setores de atendimento ao contribuinte.

"As equipes da secretaria da Economia são altamente capacitadas para atender bem a sociedade”, afirma a estudante, que já conhecia o Programa de Educação Fiscal por meio de seu pai, ex-servidor da Goinfra (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes), que participou há alguns anos de curso de capacitação para servidores.

A possibilidade de inserção de temas sobre o funcionamento do Estado nas conversas familiares é vista com bons olhos pelo superintendente Alessandro Alves que, no fim de sua recepção aos alunos, sugeriu que todos eles discutissem com os pais sobre a importância da solicitação de cupons fiscais nas compras do cotidiano.

Após a visita, os estudantes produzirão redações sobre as funções institucionais da Secretaria da Economia. Segundo o coordenador de Educação Fiscal da Secretaria da Economia, José Humberto Corrêa de Miranda, o trabalho de formação realizado junto ao colégio cumpre a competência da Secretaria da Economia, prevista na lei estadual n° 20.491, de buscar o apoio voluntário dos cidadãos na realização da receita necessária aos objetivos do Estado. ​

Educação Fiscal nas escolas


A visita também foi observada pela representante da secretaria da Educação, a professora Daniela Cavallari, do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação. O nível de interação dos estudantes com os servidores da secretaria da Economia agradou a professora. Ela afirma que a Secretaria da Educação tem se interessado pela expansão da disciplina de Educação Fiscal para toda a rede estadual de ensino e que as boas práticas do Colégio José David Skaf serão levadas em consideração.



 
Fonte/Autoria: Comunicação Setorial / Economia

 
Enviado em 12/11/2019 às 18h40min
 
 
• CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Confira os principais assuntos da 11ª Reunião do Conselho de Administração da Affego

Thaíla Queiroga

11ª Reunião Conselho de Administração


O Conselho de Administração da Affego realizou no último sábado (09), a sua 11ª Reunião Ordinária. Os conselheiros debateram assuntos internos da associação e prosseguiram com a pauta do dia, confira:

Apresentação pela Diretoria do Affego-Saúde do contrato de prestação de serviços médicos de atendimento e remoção domiciliar que está sendo firmado com a empresa Flashmed -UTI Móvel, para conhecimento e divulgação dos membros do Conselho de Administração. O contrato será assinado ainda esta semana e divulgado com maiores informações;

Apresentação do relatório parcial referente à adesão de novos filiados ao plano Affego-Saúde durante a campanha “30 anos de saúde humanizada para toda a família fiscal”, encerrada no dia 09/11;

Informes sobre o encerramento das atividades da Casa de Apoio de Anápolis, com criação de outras formas de atendimento aos associados.


 
Fonte/Autoria: Thaíla Queiroga - ASCOM

 
Enviado em 12/11/2019 às 16h00min
 
 
• COPA FISCO
Acompanhe tudo que rolou na 4ª rodada da Copa Fisco de Futebol

Thaíla Queiroga

4ª rodada da Copa Fisco de Futebol no Clube Affego Trindade


A bola rolou novamente na Copa Fisco de Futebol em Trindade no domingo (09), com a penúltima rodada antes das semifinais do campeonato que reúne colegas do fisco de Goiânia e cidades do interior. A 4ª rodada foi disputada pelos times da Auditoria, GEAT, Porangatu/Goianésia e Goiânia no Clube Affego Trindade.

GEAT e Auditoria ficaram no 0x0 com vários chutes a gol, mas sem nenhuma finalização.

Já o Goiânia venceu o time de Porangatu por 2x1, numa partida acirrada.




A quinta rodada acontece no domingo (24) com os jogos:

Informática x GEAT

Porangatu/Goianésia x Auditoria

Acompanhe a fase final da Copa Fisco de Futebol no Clube Affego Trindade!


 
Fonte/Autoria: Thaíla Queiroga - ASCOM

 
Enviado em 12/11/2019 às 10h11min
 
 
• CLIPPING
Manchetes dos principais jornais desta terça-feira

Internet




O Popular:

Aeroporto ganha 17 voos após incentivo de ICMS

Santa Genoveva | Redução do imposto sobre querosene de aviação sobre o governo de São Paulo permitiu incremento nas viagens ligando destinos paulistas a Goiânia e Caldas. Em processo de internacionalização do aeroporto, Goiás também quer baixar alíquota.

O Hoje

Dados da segurança registram 24 casos de feminicídio neste ano

Segundo um levantamento da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), entre janeiro e setembro de 2019 foram registrados 24 feminicídios no Estado.


 
Fonte/Autoria: Alana Sales • ASCOM Affego

 
 

Falecimento do associado Sylas Porto

Presidente Wilmar Pinheiro participa de Assembleia da Febrafite em Belém

Manchetes dos principais jornais desta segunda-feira

Receita abre consulta ao sexto lote do Imposto de Renda

Sindifisco convoca Assembleia Geral para próxima quarta-feira

Conheça os finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019

O que é o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico)?


AFFEGO - Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás
Rua Henrique Silva, Nº 312, Setor Sul, CEP 74.083-020 - Goiânia (GO) - Fone: 3218-5051